top of page

Que mal tem ser Feminista ?


Eai ?

Tenho o prazer de iniciar esse blog em grande estilo! há há. Com um assunto que amo discutir e argumentar: o Feminismo.

Caro leitor (a), você sabe o que é o Feminismo? Tem ideia de como surgiu? Quais são suas características? Bem, se não conseguiu responder essas perguntas, por favor “me acompanhe”. E mesmo sabendo lidar com o assunto, por favor “ me acompanhe” do mesmo jeito!

Bem o Feminismo nada mais é que um movimento que defende o direito e papel da mulher na sociedade afim de ampliar e torna - ló igualitário.

Ele surgiu na década de 60 e vem tomando enormes proporções. Como reivindicações, onde mulheres lutaram e conseguiram seus direitos a voto, ao fim de “mulher como propriedade” e casamentos arranjados, a desigualdade cultural e social e etc.

Porém, mesmo com importantes conquistas o movimento ainda causa polêmica e talvez receio. Por que acredito que falta diálogo e conhecimento para com a sociedade. Levando ao ponto de vista, de que uma mulher com essa total liberdade de ser o que quiser é vista de forma errada, como se fosse uma ABERRAÇÃO.

Como exemplo, posso relatar a minha experiência com o movimento. Eu estava na 8ª série, onde tinha um professor de História que tinha acabado de ser formar. E entre debates e aulas, eu sempre expunha minha opinião em relação ao futuro das mulheres e liberdade do indivíduo. E sempre era vista como “rebelde” pelos meus colegas! Rs. Até que certo dia meu professor falou que eu era FEMINISTA, pelo fato de eu sempre defender os meus direitos e decisões como mulher, como ser humano independente. Daí em diante, comecei a entender do que realmente se tratava todos esses meus argumentos. E ainda entendi a tal importância desse movimento.

Com o tempo, quando as pessoas, até mesmo meus amigos percebiam que eu era feminista, chegavam a fazer piadinhas e me olhar torto. E até evitavam falar de assuntos comigo. Como se eu não passasse de uma estranha.

Hoje, não só eu, como outras pessoas que já passaram por isso, conseguem lidar com o assunto.

Há quem pense de forma superficial que a feminista é APENAS uma mulher (ou um grupo) que passou a odiar o sexo masculino, e acredita que a mulher pode se reproduzir sem o homem (Misandria). Mas, gostaria de esclarecer que há grupos e grupos de feministas, desde do mais Radical ao mais Passivo, onde mesmo com algumas e outras questões diferentes o foco é o mesmo: o direito e respeito da mulher. Sem contar que o assunto muitas vezes é generalizado causando justamente essa breve visão.

Em resumo, se você concorda que a mulher é dona do teu próprio corpo, defende direitos iguais em todos os aspectos (políticos, sócias, culturais) e ainda, acredita que LUGAR DE MULHER é onde ela quiser! Meu bem...sim você é feminista, deve se orgulhar disso! E NÃO, não deve ter vergonha disso!

Afinal vivemos, em uma sociedade que o preconceito, desigualdade e descriminação virou algo rotineiro. Onde a mulher que usa roupas curtas e decotadas está pedindo para ser estuprada, e aquela que se relaciona com quem quiser está claramente se “comportando como puta”. Tem também aquela que fala palavrão e gírias demais, que é rotulada como “sem classe”. E a cada dia, acrescentam uma nova restrição, um novo padrão de mulher aceitável.

Enfim, temos que lutar e conquistar muitos mais! Lutar pelo respeito, pela igualdade, pelo reconhecimento.

Beijos! Até ♥

Posts Destacados
Procure por Tags
Nenhum tag.
SIGA
  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Instagram Clean
  • YouTube Clean
  • RSS Clean
Posts Recentes
bottom of page